top of page
  • Foto do escritorEduardo Lanna Caldeira

Jogos NFT: O que são e como funcionam?


A não ser que você tenha passado os anos de 2021 e 2022 preso em uma ilha deserta sem sinal


de internet, é impossível que nunca tenha ouvido falar em NFT ou jogos NFT. A década mal começou e, assim como a década de 80 foi marcada pelo “Sexo drogas e rock’n roll”, essa década será marcada pelo boom das NFTs e da Web3.


Evolução dos jogos NFT


As experiências dos jogadores online estão se transformando. Os jogos de tela dividida deram o lugar aos jogos multiplayer online de alcance global, os quais perdem espaço a cada dia para a experiência de realidade virtual aumentada, que por sua vez está emergindo os jogadores em mundos digitais alternativos cada vez mais realistas e sem fronteiras.


Os modelos de negócios estão evoluindo. A monetização por meio da venda de jogos físicos nas lojas deu espaços aos jogos free to play que monetizam por meio de compras e publicidades dentro dos jogos. Torneios de e-sports e serviços de streaming como a Twitch estão remunerando os jogadores com uma fatia da receita gerada por uma indústria multimilionária.

Uma nova tendência está surgindo


Mais de dez anos após o advento do Bitcoin, a tecnologia blockchain está sendo aproveitada para redefinir as experiências de jogos tanto para desenvolvedores quanto para jogadores. Os tokens não fungíveis (“NFTs”) e contratos inteligentes permitiram que os desenvolvedores tenham novas ferramentas para criar experiências de jogos com uma economia independente e única.


O que são Non-Fungible Tokens - NFT?

Ativos fungíveis X Ativos não fungíveis


Bem como no mercado tradicional, os ativos dentro da rede blockchain podem ser definidos como fungíveis e não fungíveis.

Se quiser saber mais sobre NFT, fizemos um relatório só pra tratar esse assunto.


Ativos Fungíveis:


São fungíveis os ativos que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Por exemplo, uma nota de dólar possui o mesmo valor monetário que outra nota de dólar, e pode ser dividida em centavos que por sua vez possuem valores equivalentes.

Duas moedas de $0.50 equivalem a uma nota de um dólar.

Da mesma forma, um Bitcoin (“BTC”) possui o mesmo valor que outro BTC, além de que são divisíveis em unidades menores. A menor unidade de um BTC é chamada de “satoshi”, que é equivalente a 1/100.000.000 de um BTC.


Ativos não fungíveis


Não preciso nem falar que os ativos não fungíveis são exatamente o oposto dos fungíveis… E para exemplificar, nada melhor que citarmos a Mona lisa do pintor Leonardo da Vinci. A obra não possui um par semelhante que vai sempre ter o mesmo valor, e nem podemos dividi-la em frações com valores equivalentes.


Da mesma forma, a arte digital acima é única, ela possui um registro de fabricação, histórico de negociação e não existem frações menores nas quais pode ser dividida ou substituída.



O que são Jogos NFT?


Jogos em Blockchain ou jogos NFT podem ser definidos como jogos de videogame que empregam a tecnologia Blockchain de uma forma ou de outra.


Até o momento, o uso da tecnologia restringe a emissão e transferência de ativos no jogo. Esses ativos incluem NFTs que comumente representam itens do jogo e tokens fungíveis, que são usados para recompensar os jogadores, transferência de valor e, em alguns casos, direitos de governança dos titulares.


As linhas entre o que chamamos de “jogos NFT” e “jogos tradicionais” devem se tornar cada vez mais tênue nos próximos anos, à medida que os ativos digitais se integram com mais harmonia às experiências de jogos. Apesar disso, as diferentes

partes interessadas no ecossistema de jogos Blockchain hoje, que são

descrito abaixo, provavelmente permanecerá constante.


Como funcionam os jogos NFT?


As mecânicas de gameplay variam de jogo para jogo, atualmente existem desde os jogos de tiro no modelo FPS até jogos de tabuleiro e auto chess. Porém, o que todos tem em comum é o chamado play-to-earn (jogar para ganhar, na tradução livre), em que o jogador ganha uma fonte de rendimento (tokens) apenas jogando. Quanto mais se joga, mais se ganha. Esse tem sido o modelo mais comum porque, quanto mais avançado for o nível do jogador, melhores e mais raros são os itens obtidos ao longo das partidas.

O modelo ideal de jogos Play-to-earn ainda está em fase de descobrimento, é possível ver diversos jogos que, por um mal planejamento, acabou indo a falência por não conseguir equilibrar as receitas e custos.


Como ganhar Criptomoedas jogando?


Existem várias maneiras de se investir em um jogo NFT, porém duas delas se destacam.

Farming: Através do farming o jogador busca ganhar recorrentemente todo mês, mas pra isso ele precisa adquirir os NFTs e jogar o jogo. À medida que o jogador evolui seus ganhos tendem a aumentar.

Growth: Essa modalidade é mais comum para os investidores que não são jogadores. Aqui o objetivo é adquirir os ativos do jogo, sejam eles tokens ou NFts, a um preço barato e vendê-los mais caro depois.


Axie Infinity


Não tem como falar de jogos NFT sem fazer o estudo de caso do Axie… Ele simplesmente foi o precursor dos jogos NFT e o primeiro caso de sucesso.


AXS: Token de governança. Esse token se parece com uma ação ordinária de uma empresa listada em bolsa. A geração de valor desse token é diretamente proporcional a performance do jogo, quanto mais pessoas estão engajadas, naturalmente a receita do jogo é maior e o token de governança ganha força.


SLP: Token de Utilidade. Essa é a moeda in-game, ou seja, a cada partida vitoriosa o jogo remunera aos jogadores uma certa quantidade de SLP que podem ser resgatados e convertidos para USD e BRL a qualquer momento. Vale ressaltar que essa é uma moeda inflacionária, e que um dos maiores objetivos do jogo é criar medidas deflacionárias para essa moeda.


Axies: Os axies são os personagens dos jogos, e por se tratar de um jogo de cartas com batalha 1X1, cada axie carrega consigo características únicas. Os Axies são NFTs que têm seu preço regulado pela oferta e demanda do marketplace.


Como começar a investir em Cripto e jogos NFT


O mercado de criptomoedas não se difere dos outros setores da economia. Apesar de ser uma área nova, sua complexidade não permite que investidores inexperientes tenham performances consistentes no longo prazo.

Hoje o mercado está cheio de profissionais especializados no mercado tradicional, mas carecemos de profissionais de cripto. Nosso objetivo é te auxiliar a investir melhor e de forma racional em bitcoin e criptoativos.

Venha conhecer a BG cripto pro, uma comunidade que debatemos diariamente sobre investimento em criptomoedas do jeito certo, fazendo análise de risco, diversificando e sem glamour.

Olha um exemplo de uma discussão que nosso gestor Bernardo propôs recentemente.



Comentarii


O que é bitcoin?
Criação de moedas
Bitcoin - Moeda descentralizada
Bitcoin com reserva de valor
O que é Blockchain?
Bitcoin é Seguro?
Investimento
Investimento em Bitcoin
BG Cripto PRO
bottom of page