top of page
  • Foto do escritorEduardo Lanna Caldeira

Qual a diferença entre Blockchain e Bitcoin?

Entender as principais terminologias e nuanças do mercado cripto não é uma tarefa fácil, principalmente para aquelas pessoas que ainda não são cripto-nativas. É comum ver as pessoas falando sobre blockchain como se fosse a mesma coisa que Bitcoin enquanto outras falam de Bitcoin como se fosse uma moeda fiduciária, simplesmente pelo fato do termo “Criptomoedas” carregar consigo a palavra “Moeda”. Esses conceitos são bem diferentes, mas na prática, estão bem correlacionados, por isso, fique tranquilo, essa confusão é bem compreensível.

Aqui iremos apresentar os fundamentos básicos da tecnologia Blockchain, criptomoedas e do Bitcoin.


Uma Analogia Básica

Considere isso:

· Website é uma tecnologia específica usada para propagar informações.

· Mecanismos de pesquisa são uma das mais populares e conhecidas formas de usar a tecnologia dos websites.

· Por sua vez, o Google é um dos exemplos mais conhecidos de um mecanismo de pesquisa.

Similaridades:

· Blockchain é uma tecnologia específica usada para armazenar informações (blocos de dados).

· Criptomoedas são uma das formas mais populares de usar a tecnologia Blockchain.

· Nesse caso, o Bitcoin foi primeiro e mais famoso exemplo de criptomoeda.


Blockchain: Teoria

A grande maioria de blockchains são criadas como livros contábeis descentralizados, ou seja, todas as regras de utilização e validação são pré-definidas e imutáveis. Todas as transações são gravadas eletronicamente em seus blocos e podem ser consultadas a qualquer momento.




Imagem 1: Registro de todas as transações feitas pelo bloco 763,605 da blockchain do Bitcoin. https://blockchair.com/pt/bitcoin/block/763605


Mais especificamente, a Blockchain é uma cadeia linear de vários blocos conectados e protegidos por provas criptográficas. Podemos expandir esse conceito para operações não financeiras, como por exemplo registro e transações de terrenos ou vículos.

A descentralização das blockchains não significa que estamos navegando em uma terra de ninguém e que atividades maliciosas são permitidas, mas ela se refere a maneira como esses registros são gravados e mantidos. Se você fizer um saque em um caixa 24h, o valor sacado vai ser descontado da sua conta corrente e um registro será criado dessa movimentação, porém apenas seu banco terá acesso a essa informação e tudo será armazenado em um banco de dados físico em um servidor da instituição. Isso é o que chamamos de livros centralizados.

Em contraste, uma Blockchain não possui apenas uma cópia do livro (distribuído) e nenhuma autoridade central no controle (descentralizado). Basicamente, todos os usuários que decidirem participar do processo de manter uma rede Blockchain em funcionamento, têm uma cópia eletrônica dos dados dessa Blockchain, sendo frequentemente atualizada com as últimas transações, em sincronia com as cópias dos outros usuários.

Em resumo, o sistema utiliza da capacidade computacional dos participantes da rede para manter a estrutura de pé, registrando e validando as transações. Esses usuários (Nodes ou nós) estão espalhado pelo mundo e cada um deles tem acesso a uma cópia do livro de registros daquela blockchain, democratizando o acesso as informações sem a necessidade de uma autoridade central. Como falamos no inicio do texto, as regras de cada blockchain são explicitas, e os Nós só participam da rede se estão em consenso com as regras (remuneração, custos, tempo de transação etc.)


Blockchain: Prática

O nome Blockchain é muito intuitivo, os livros citados acima são blocos de dados, que por sua vez são amarrados uns aos outros como se fosse elos de corrente. Basicamente, assim que um bloco é aberto as solicitações de transação são criptografadas nele e, assim que fechado, as transações de fato ocorrem e um novo bloco é aberto.

Cada novo bloco confirmado está ligado ao bloco que veio imediatamente antes dele. A beleza dessa configuração é fato de ser praticamente impossível alterar os dados de um bloco uma vez que ele foi adicionado à Blockchain porque eles são protegidos por provas criptográficas, que têm um custo e dificuldade para resolução muito alto.

Resumindo, a Blockchain é uma cadeia de blocos de dados interligados, organizados em ordem cronológica e protegidos por provas criptográficas.


Criptomoedas

Criptomoedas são ativos digitais que podem ser negociado dentre uma rede de usuários. As negociações dessas moedas ocorrem em um ambiente chamado Blockchain.

Toda criptomoeda possui regras especificas, algumas possuem uma quantidade ilimitada de moedas, podendo ser emitida a qualquer momento, já outras possuem uma capacidade limitada e por isso são mais escassas.

O valor de cada criptomoeda oscila de acordo com as ofertas de compra e venda. Essas ofertas ocorrem em sua grande maioria em corretoras de criptomoedas que por sua vez desempenham o papel de conectar o usuário comum a uma blockchain.

Cada criptomoedas possui um proposito. Assim como no mercado tradicional uma ação expressa uma fração de uma empresa e o seu detentor carrega consigo alguns deveres e direitos, cada criptomoeda dá ao seu detentor alguns deveres e direitos.

Algumas criptomoedas são como ações, que podem representar frações de empresas ou projetos, outras são como commodities, e algumas se parecem até como dinheiro virtual de um jogo de videogame.

A diversidade é enorme, por isso é muito importante saber qual o propósito de cada criptomoedas que você deseja comprar para não confundir coelho com lebre.



Bitcoin

O bitcoin foi a percursora das criptomoedas, e consequentemente é a mais famosa e a que possui maior valor de mercado. A identidade do seu criador ainda é um mistério, mas em seu whitepaper, divulgado em 2009, o autor assina o documento como Satochi Nakamoto

O Bitcoin possui a sua própria Blockchain, ou seja, A primeira criptomoeda criada possui um ambiente de negociação exclusivo. Isso não quer dizer que ela não pode ser negociada em outras blockchains, porém certamente a liquidez será menor.


Comments


O que é bitcoin?
Criação de moedas
Bitcoin - Moeda descentralizada
Bitcoin com reserva de valor
O que é Blockchain?
Bitcoin é Seguro?
Investimento
Investimento em Bitcoin
BG Cripto PRO
bottom of page