top of page
  • Foto do escritorEduardo Lanna Caldeira

O que é Tether Dólar (USDT)


O Tether é uma das stable coins mais famosas e utilizadas na Web3, então para conseguirmos entender o que é o Tether, é essencial primeiro entender o que é uma Stable coin! O que é uma Stable Coin?


Stable coins são criptomoedas colateralizadas em moedas fiduciárias. Calma, vou te explicar também em português! Moedas fiduciárias são as que estamos acostumados no nosso dia a dia como o nosso querido Real ou o Dólar Americano. E o que significa uma Stable Coin ser colateralizada com uma moeda fiduciária, como o Dólar? Significava que para cada uma Stable Coin emitida existe uma responsabilidade da empresa gestora de haver um dólar ou a moeda correlacionada, estocada em suas reservas financeiras para que ela sempre represente o valor de 1 para 1.


Olha que interessante que é o gráfico do valor do USDT (Tether) em Dólar



Como você pode perceber, essa relação é sempre 1 para 1. (A maior variação não chega a 0,005 centavos de dólar, e ocorre por breves momentos de ordens muito grandes).


Se você quiser conferir por você mesmo, basta digitar no Google USDT USD!


Bom, agora que já aprendemos o que é uma Stable Coin podemos falar mais sobre a famosa Tether, ou também conhecida como USDT!



Fundação do Tether


A Tether, não somente é uma Stable Coin, como é, sem dúvidas, a maior Stable Coin existente no mercado! A sua capitalização, segundo o CoinMarketCap, no mês de novembro de 2022 é de aproximadamente 65 bilhões de dólares! Para efeito de comparação, a segunda maior é a USDC que possui 44 bilhões e completando o pódio temos a BUSD que tem uma capitalização de 23 bilhões!

O Tether foi fundado por Brock Pierce, Reeve Collins e Craig Sellars, entusiastas e pioneiros do Bitcoin, apaixonados pela facilidade de utilizar moedas fiduciárias de maneira digital. Em 2014, a companhia lançou o Theter.to, uma plataforma na Blockchain (clique aqui e acesse nosso artigo para aprender o que é uma blockchain!) Com o objetivo de causar uma completa disrupção no modelo convencional do sistema financeiro visando uma abordagem mais moderna ao dinheiro!



Porque comprar Tether Dólar?


Todos nós sabemos que o Dólar é a moeda mais forte do mundo, e por isso é sempre uma bela opção de investimento, mas investir em dólar nem sempre é fácil, além de possuir taxas e certa burocracia. Com o Tether esse problema é resolvido, já que ele por ser operado em blockchain é mais prático e fácil de ser transformado em real.

Além disso, também possui todas as vantagens que uma criptomoeda possui, então pode ser utilizada para facilitar a transferência internacional com mais velocidade e menos taxas do que pelo sistema tradicional.

E não é só isso! O Tether também facilita a negociação do Bitcoin e outras criptomoedas. Hoje, quase 80% do trading do Bitcoin é feito pelo par BTC/USDT.


Como eu posso comprar USDT?


Hoje as duas maneiras mais conhecidas e fácies de comprar USDT são por Exchanges ou P2P (peer-to-peer)


Exchanges ou Corretoras


Todas as principais corretoras, como por exemplo a Binance, oferecem a opção de comprar USDT por suas plataformas. Utilizando as principais corretoras do mercado é possível depositar em reais e comprar o USDT em poucos minutos. Veja abaixo um vídeo do nosso canal no YouTube onde nosso Diretor e Sócio Fundador Bernardo, mostra o passo a passo de como depositar reais na Binance via PIX!


P2P

Utilizar corretoras é, sem dúvidas, a maneira mais fácil e popular, mas não significa que é a única.

Você também pode comprar USDT de outra pessoa que seja detentora dela! Mas não se esqueça de ser supercauteloso ao fazer esse tipo de negociação para não cair em nenhum tipo de golpe. O ideal é só comprar de pessoas que você conhece e confia ou que possuam reputação inabalável nesse mercado!




O que é bitcoin?
Criação de moedas
Bitcoin - Moeda descentralizada
Bitcoin com reserva de valor
O que é Blockchain?
Bitcoin é Seguro?
Investimento
Investimento em Bitcoin
BG Cripto PRO
bottom of page